RUBRA Cia de Teatro no evento 1º de Maio

Publicado: 15 de julho de 2013 em Uncategorized

1 de Maio - Rubra 2

No dia 1º de Maio de 2013, centrais sindicais e partidos políticos de esquerda organizaram, na Praça da Sé, o tradicional evento de luta dos trabalhadores. Com o objetivo de organizar pautas de lutas unificadas entre os movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos, muitas vozes se manifestaram sobre o palco instalado em frente à Catedral de São Paulo.

Para agregar diferentes vozes às tradicionais falas, grupos de artistas de teatro, música, poesia e cultura popular foram convidados à participar do evento. A RUBRA Cia. de Teatro foi a primeira a se apresentar, abrindo o evento, com uma cena que articulava nossas pesquisas de sala de ensaio com o tema central do evento.

“A História de Maré” narrava, com músicas e diálogos, um fragmento da trajetória de uma trabalhadora que, entre muitos, estava adoecendo de tanto trabalhar. Tensionada de um lado pela grande oferta de medicamentos para “aplacar o sofrimento do trabalho” e de outro pelas pressões dos empregos urbanos, Maria dos Remédios (a Maré, do título), era mostrada como uma cidadã em desajuste com o tempo e com o espaço em que vivia. Uma personagem que, em si, sintetiza as contradições vividas no dia-a-dia do trabalhador das grandes metrópoles.

Além da RUBRA, também os Coletivo Partida Teatral, Extremo Leste Cartel, Cravos da Madrugada, Exu do Raul e as Setoriais de Cultura da Conlutas e do PSOL estavam ali representando seus pontos de vistas sobre a realidade, através de suas diversas linguagens artísticas. Um evento, como gostamos de chamar, de Luto e de Luta.

.

Para conferir a filmagem da apresentação:

.

flyer verso

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s